21 December 2005



Saiu a segunda leva de DVD's da série The Directors, que compila os principais trabalhos de diretores de clips e comerciais. A primeira edição trazia coisas incríveis de caras incríveis como o Spike Jonze, o Michel Gondry e o Chris Cunninghan.

Agora é a vez do Stéphane Sednaoui (o cara que fez Give It Away do Chilli Peppers), Anton Corjbin (fotógrafo fodão e responsável por Heart Shaped Box do Nirvana e One do U2), Jonathan Glazer (que trabalhou com Unkle e Blur) e 0 Mark Romanek, o único que assisti dessa nova leva. Os outros estão na fila.

Quem é Romanek? Romanek é Are You Gonna Go My Way" (Lenny Kravitz), é "Closer" (Nine Inch Nails) e "Hurt" (Johnny Cash). É também "Scream" (Michael e Janet Jackson), "Can't Stop" (Chilli Peppers), "Cochise" (Audislave) e "Little Trouble Girl" (Sonic Youth).

Embora não apareça nada no DVD sobre o assunto, "Retratos de Uma Obsessão", aquele filme com o Robin Williams, também é do Romanke e o título em portugês retrata o estilo do cara. Todos os entrevistados para o documentário que tem no DVD assinam embaixo: o Romanek é PERFECCIONISTA. Se preocupa com todos os pequenos detalhes e pensa tudo o que vai fazer. Mas o mais legal disso: nem sempre o resultado é frio (apenas quando desejado) e matemático, mas uma visão muito bem amarrada sobre o conceito de cada música, um clip que adiciona tantos elementos que é difícil pensar na música sem o clip.

Uma coisa que me chamou a atenção foi o trabalho de iluminação. Não falo do diretor de fotografia, mas os clips do cara têm sempre um toquezinho diferente de luz: luminosos, fogos de artifícios, luzes de câmera amadora, coisas que compõem não só a iluminação, mas o design do cenário, a direção de arte. Em Are You Gonna Go My Way isso é muito presente, tem aquele puta "mega-lustre" que vem baixando quando o riff vai entrando... nossa! E os fogos de artifício em Cochise são incríveis (talvez uma boa metáfora para o Audioslave). E a tal luz amadora é utilizada como única fonte de iluminação no clip da Fiona Apple, o que se traduz em uma puta estética refinada em vez de lo-fi-ismo.

"Are You Gonna Go My Way" é pra mim é um dos melhores clips de pop rock. É empolgante ver a edição em relação ao groove, às entradas dos riffs de guitarra, o clima, a importância da baterista. O Chris Rock vai mais longe: diz que o Romanek foi responsável por transformar o Lenny Kravitz num ícone pop mundial e cada vez que ele goza com uma mulher na cama, deve gritar "ROMANEEEEEK!!!"