19 June 2006

Publicidade na Copa

Ontem, jogados na cama do Hotel Tupy em Santa Maria, eu e o Marcos comentávamos sobre os comerciais da Copa. Todo mundo usando a seleção, um monte de comerciais sem graça e dois ou três que realmente divertem ou dizem algo de interessante... aí hoje recebi uma matéria de não sei quem da veja, q tem uns toques interessantes e outros palha.

O toque interessante:

"A Coca-Cola exibe o slogan "Todos e tudo loucos pelo Brasil". Aqui o que se põe em xeque é a sinceridade do anunciante. Na Argentina, a Coca-Cola certamente dirá que tudo e todos são loucos pela Argentina, na Itália, que são loucos pela Itália. Pérfida Coca-Cola! Hipócrita como mulher de múltiplos amores."

Eu tive essa impressão também com a campanha da Coca. Nem tanto pela campanha ser importada (ela foi criada na Argentina e adaptada para o mercado brasileiro, assim como várias outras campanhas da Coca tem sido), mas porque é exagerada demaaaais... é realmente complicado querer abraçar uma causa com uma marca, porque das duas uma... ou você faz algo q não se comprometa muito nos comerciais, divirta o pessoal pasando a sua mensagem, ou então você paga pra ver e realmente se compromete com o lance... como eu costumo dizer, se a Claro quer que eu ache que ela gosta de rock, tem mais é que gastar dinheiro e trazer o Stooges e o Flaming Lips... e mais coisas! Vamos! Logo! Agora! Nem todo mundo tem essa noção das coisas, mas é bom espalhar essa mentalidade.

"O campeonato dos comerciais tem momentos intrigantes. O festejado anúncio do guaraná Antarctica em que Maradona aparece com a camisa amarela, cantando o hino com os jogadores brasileiros, rendeu mais um momento de glória a seu criador, Duda Mendonça. Foi seu maior triunfo, depois das contas secretas que tanto lhe abalaram o prestígio. Mas, bem analisado, o que diz o anúncio? Maradona, depois da cena inicial, em que, ao lado de Ronaldo e de Kaká, entoa "e o sol da liberdade em raios fúlgidos", acorda e... "Caramba", diz. "Que pesadelo!" Ele atribui o sonho mau ao fato de estar bebendo muito guaraná Antarctica. Não há como fugir à conclusão de que o guaraná Antarctica dá pesadelos."

Bah, aqui o cara viajou total... o comercial é super engraçado, uma puta brincadeira com o Maradona, que se prestou pro lance... é meio mau humor demais ver que o "Guaraná Antarcitca causa pesadelos"...