26 September 2006

3DA

3 Dicas Aleatórias

Comedian - nada novo. O documentário produzido & estrelado pelo Seinfield é de 2002. Vi pela terceira vez e sempre tiro novas lições do lance. É bem mais do que uma aula sobre comédia - e o trabalho duro que ela envolve. Um dos detalhes que eu mais gosto é ver a precisão dos caras em ação. A meticulosidade. Tudo aquilo que parece super espontâneo. Sei lá. Em cada cena eu encontro pequenas epifanias. E continuo preferindo o Seinfeld nos stand-ups do que nos seriados.

Shamata - você simplemente senta e presta atenção na respiração. Quando os pensamentos fugirem pra outro lugar, você volta pra respiração. De novo. E de novo. E de novo. Uma das formas mais básicas de meditação. Uma técnica ridiculamente simples, eficiente e inteligente. Tem outros nomes e variações em outras tradições. Shamata é do budismo tibetano. Eu fico pasmo com o fato de alguém ter inventado isso. Mais pasmo ainda quando me esqueço de usar algo tão à mão. Nas palavras da monja Ani Zamba: "Shamata – o permanecer calmo – ou shine, em tibetano, é uma prática fundamental de todas as escolas do budismo. Ensinada pela primeira vez pelo Buda Sakyamuni há aproximadamente 2.600 anos, esta prática tem sido usada como um meio de desenvolver a habilidade de focar a mente sem distração. A prática de Shamata é uma ferramenta muito poderosa em nossa prática espiritual e na vida cotidiana. Ao desenvolvermos a capacidade de concentração, torna-se muito mais fácil alcançarmos nossos objetivos".

Tv On The Radio ao vivo no Letterman - roubei do blog do Takeda. Da onda de bandas novas dos últimos anos, é a melhor de todas pra mim. Disparado. Pra começar eles não tem aquela batidinha "take me out" presente em 10 dentre 10 canções de róque hozemdia.