24 September 2006

Não vale pisar nos risquinhos

Você sabe do que eu estou falando. Todo mundo sabe. Você está lá, despreocupado, caminhando e jogando com pensamentos aleatórios, conferindo um pacote de figurinhas recém-comprados quando surge A FRASE.

Automaticamente, você passa a andar na ponta dos pés, contorcendo-se todo, tentando não pisar nos risquinhos. Pode ser que você tenha um bom carma e seja pego numa calçada formada por grandes lajotas, barbadinha. Mas é possível também que vocês tenham recém entrado em campo minado, aquelas calçadas formadas por pedrinhas de diversos tamanhos, desconjuntada, que vão exigir mais atenção do que não derrubar um sorvete em vias de derreter.

Se a sua mãe diz pra você tomar banho, você não toma. Se é pra arrumar o quarto, você não arruma. Se precisa fazer o tema, você não faz. Tomar aquele remédio, beijar aquela tia, não mexer no cabelo recém penteado, não gritar com sua irmã, não colar, não ficar demais no computador, não mexer nisso, não dizer aquilo. Você não respeita nada. A não ser quando lhe dizem A FRASE.

A questão não é nem que pode ou não pode. A questão é que não VALE. Não existe VALOR em alguém que pisa nos risquinhos, essa pessoa negligente, descoordenada ou então, pior ainda, essa pessoa que não dá o valor devido às coisas importantes da vida - os risquinhos.

Eu me pergunto por que abandonamos esse importante subterfúgio na vida adulta. Por que diabos paramos de nos preocupar com os risquinhos? A sabedoria infantil é incrível. Acho que as coisas andariam melhor se de tempos em tempos nos lembrassem que não vale pisar nos risquinhos.

No meio de uma reunião. Quando tudo parece estar perdido. Pode ser um chamado à lucidez, à necessidade de misturar reflexão e ação. Você não pode parar, mas também não pode deixar de ir em frente, você precisa de atenção, calma, acuidade. Você faz parte de um grupo de pessoas que precisa decidir sobre a instalação de uma fábrica que vai gerar 10 mil empregos em uma cidade ou em outra: não vale pisar nos risquinhos.

***

O que é essa eleição? Todas as pessoas que eu conheço estão absolutamente desmotivadas e seria de extrema utilidade se cancelassem tudo e simplesmente colocassem os candidatos todos pra caminhar em um bairro residencial. A cada um deles seria fornecido dinheiro pra comprar figurinhas e picolés. Dada a largda, eles não poderiam relaxar um só instante. Porque num dado momento, completamente desavisados, eles poderiam ser jogados numa situação de absoluta tensão, mas que exige sangue frio e sagacidade.

Àquele que respondesse com maior rapidez e tranquilidade à frase e conseguisse atravessar a quadra sem pisar nos risquinhos, teria meu crédito como dirigente dessa nação.

***

De onde vem isso?

Quem foi o primeiro ser humano que virou para o outro e falou "Não vale pisar nos risquinhos?"

Será que foi na idade média? Existiam calçadas na idade média? Naquela época, se você pisasse nos risquinhos, iria se ver com a guilhotina. Pegamos um estilo de "não pisar nos risquinhos bem mais benevolente."

Ou foram os primeiros exemplares de homo erectus, sobre a rocha nua repleta de riscos feitos pelo tempo? "Não vale pisar nos risquinhos, quem pisar não evolui pra homo sapiens".

Por via das dúvidas, é sempre bom cuidar.