Viral
Engraçado isso daqui... pra quem não sabe, viral é a penúltima moda em publicidade: peças criadas e disparadas por uma agência que são repassadas ad infinitum pela internet. Acho que o mais célebre no Brasil foi o Ronaldinho Gaúcho metendo a bola na trave pra Nike. Um dos mais famosos dos Estados Unidos foi a galinha do Burger King fazendo o que você escrevesse no site. É Burger King?
Como todas as ondas, quando começa a aparecer surgem dois desesperos: agências especializadas no lance & agências "comuns" desesperadas para fazer o seu viral. Faz parte do negócio.
O mais curioso é que as coisas estão tão aceleradas que eu já sinto o viral cansando, como uma coisa meio antiquada... agora o lance é colocar os consumidores para produzir conteúdo (nem tão novo assim, mas foi o papo em Cannes). Um exemplo clássico, citado e recitado, são os filmes "alternativos" pra Converse. Estou me repetindo né... falei disso tudo num post recente...
E tem o Edward Bernays, né. O cara que inventou o termo relações públicas também foi o primeiro a utilizar os recursos de viral e de ambient media. Na década de 20, a serviço da indústria tabagista americana, ele espalhou mulheres "de atitude" fumando em meio a uma parada de 4 de julho (senãomefalhamemória) depois de estudar as idéias de Freud (seu tio) relacionando o cigarro, a tal "inveja do falo" e a idéia de liberdade. E, tu vê, isso veio bater hoje em dia, tanto no marketing quanto na literatura sci-fi (tem uma personagem q é trendsetter paga no Pattern Recognition)
Estou resumindo rapdiamente... mais além faço um post mais detalhado sobre Bernays & o assunto.