17 October 2006

Conector + André Takeda: Brand Television

Na real era pra ser uma entrevista com o Takeda. Mas antes que eu convidasse ele pra responder umas perguntas sobre o trabalho dele na Fox Argentina e sobre a vida em Buenos Aires, ele me mandou um texto sobre Brand Television, uma disciplina pouco praticada no Brasil mas levada bem a sério fora daqui. Sobre Buenos Aires, eu escrevo mais adiante.

Então nada mais a declarar, passo a palavra pro Takeda.


Brand Television - André Takeda


Por algum motivo que eu ainda não sei, no mercado de comunicação brasileiro existem poucos profissionais que se dedicam ao brand television. Na verdade, todos o canais de televisão do Brasil têm uma equipe dedicada à produção do que nós conhecemos como chamadas. Mas fora do país, o negócio é levado a sério. Os departamentos criativos dos grandes canais americanos e europeus são verdadeiros estúdios, com equipes especializadas no planejamento, criação e produção de vinhetas, chamadas e projetos especiais. Existem até agências que se dedicam exclusivamente a isso. Por que essa importância? Ora, porque os canais usam um espaço valioso no intervalo comercial e já está mais do que provado que cada segundo de chamada pode contar muito para a personalidade do canal. E em um mundo de TV por assinatura, ter personalidade significa rating.

Bom, no Brasil o negócio ainda não é como nos Estados Unidos e Europa. As exceções para mim, são os canais Globosat e a MTV, claro. Mas, nos outros países da América Latina, a história é um pouco diferente. A maioria dos departamentos criativos dos canais pagos estão baseados em Buenos Aires, por exemplo. Isso explica o fato de você às vezes ver algo escrito em espanhol no meio de um texto em português. Na Fox Latin American Channels, onde trabalho, nós somos quase 50 pessoas cuidando de toda a comunicação on air (chamadas, vinhetas, etc) e off air (propaganda, digamos assim, tradicional) dos canais Fox, National Geographic, Fox Life, FX e Speed. Claro que não fazemos tudo sozinhos. No caso de off air, trabalhamos sempre com agências. E, já que falei em agências, vou agora ao ponto onde queria chegar.

Os profissionais de agências talvez não saibam, mas o nosso maior esforço aqui na Fox também beneficia o mercado publicitário. Explico: a nossa obsessão é fazer com que o nosso intervalo seja tão divertido quanto os nossos programas. A gente sabe que todo mundo gosta de ver trailers. Então, a gente perde horas na ilha de edição cortando uma chamada para o 24 Horas que seja digna de cinema. A gente sabe que muitas pessoas adoram ver backstage de filmes. Por isso, a gente vai atrás de making ofs, edita tudo bonitinho e coloca no ar. E, quanto mais tempo o telespectador prestar atenção no nosso trabalho, mais tempo vai prestar atenção no trabalho das agências. Simples, não?

O nosso maior exemplo aqui na Fox é o bloco de animação para adultos Não Perturbe!, que vai ao ar nas noites de segunda e terça. Tudo que criamos para o NP! tem o objetivo de mostrar que não temos apenas programas e, sim, um bloco com identidade que, por si só, já é divertido. Um exemplo disso foi a criação dos personagens Coelhos de Birmânia. Estas animações absurdas são um sucesso e não vendem absolutamente nada, a não ser a idéia de que o NP! é este espaço doido para os adultos que não são tão adultos assim. Em seis meses, já produzimos 10 vinhetas com os coelhos, fora uma série especial para a Copa do Mundo. Outros projetos inovadores no NP! foram o NP! Deitado (quando veiculamos toda a programação, incluindo os comerciais, de forma “deitada”, para ver na cama) e o Anti-Carnaval (especialmente no Carnaval, o NP! foi veiculado de sexta a quarta, para ser uma alternativa aos desfiles das escolas de samba). Outra coisa que estamos experimentando com o NP! é a criação de keepers. Essas peças têm a função de manter o telespectador ligado no canal durante o intervalo. Na Argentina, no México e na Colômbia, acabamos de colocar no ar o projeto NP! Responde. O pessoal manda perguntas absurdas via SMS. E, assim que o bloco de um desenho termina, colocamos uma peça com a pergunta com a mensagem “NP! responde depois do intervalo”. Quando o intervalo termina, nós colocamos a nossa resposta absurda e idiota para perguntas absurdas e idiotas. Todos estes projetos vêm empacotados com peças divertidas e temáticas. Como disse antes, é a tal preocupação com o conteúdo que colocamos no ar. E se isso é bom para a Fox, é bom para os clientes das agências também.

A gente também está muito preocupado com a interação internet, TV, celular, além da criação de conteúdo para marcas. Mas isso é assunto para outro texto.