10 October 2006

Conector + Léo Lage

Pisa, Itália

O Léo Lage inventou um lance interessante: ele distribui adesivos com espaço pras pessoas escreverem o que quiserem. Muitos fotografam e enviam de volta pra ele, que posta o registro no Bahqueteto. Conversei com ele pra inaugurar a seção de entrevistas do Conector.


Conector: Me explica aí essa parada dos adesivos.
Léo: O objetivo é a livre expressão e nada mais. Acho importante o povo se manifestar, dar sua opinião, falar, trocar experiências, pensar de outras formas... é isso que faz com que as coisas evoluam. O fato de ser um balão de fala, reforça que alguém realmente está "dizendo aquilo", que uma pessoas quer ser ouvida, além de ser um icone comum para todos. O meio adesivo é usado pelo motivo de ser fácil e rápido de fazer a frase e colar. A pessoa não precisa de uma lata de spray, não precisa esperar imprimir alguma coisa pra depois colar, está ali, é só escrever e grudar onde quiser.

Conector: De onde tu tirou essa idéia? Foi pensando no quê? Pra que fazer isso?
Léo: Isso começou com essa idéia há mais ou menos 1 ano atrás. Aliás pensei que ela fosse boba, uma mera brincadeira. Criei 4 máscaras de stêncil nos formatos clássicos dos balões de fala de quadrinhos: um grito, um pensamento e dois normais (um retangular, outro oval). Eu tinha umas folhas pequenas de adesivos e fiz uns testes utilizando as máscaras sobre os adesivos. Depois que eu vi que a galera realmente entendia a idéia e curtia, então comecei a fazer mais. Os adesivos que consigo atualmente são restos de rolos de gráficas. Somente um mês atrás eu me dei conta que poderia fotografar e espalhar a idéia por aí. Então foi aí que realmente nasceu o nome do projeto: BAHQTETO. Aliás, o nome saiu de um adesivo que colei num teto de um banheiro de um bar portoalegrense. Precisava publicar as fotos, então o BAHQTETO foi abrigado dentro do flickr.

Conector: Pra onde tu já mandou adesivos? De onde já te mandaram fotos?
Léo: Eu já enviei esses adesivos pra itália, espanha e israel. No entanto só recebi fotos dos que foram pra itália. Os outros ainda não vieram e nem sei se vão vir. Esses foram endereçados para amigos que estão no exterior. A real é que dou muito mais adesivos do que realmente recebo retorno deles. Mas isso faz parte do projeto... é o risco que eu corro.

Conector: Qual teu próximo projeto?
Léo: Eu tenho pensado numa evolução para esses adesivos, e já tenho algo a ser feito. Vou achar um endereço de alguém em qualquer parte do mundo - eu não vou conhecer essa pessoa. Vou mandar uma carta escrita com a idéia do projeto, alguns adesivos e o endereço do site e espero o retorno... se ele ocorrer. A outra idéia é umas colagens grandes nas ruas... mas a idéia tu vai ver quando estiver passando pela frente... não vou contar por enquanto.

Conector: Tu costuma fazer mais coisas com adesivos?
Léo: Ah, faço sim outras coisas com adesivos. Mas também é em stencil, mas faço poucos. A produção deles ocorre quando faço uma fornada nova de balões de fala, daí sobra um espacinho em "branco" no adesivo e pinto outra coisa. Aliás, tenho mais uns aqui se quiser mais, ou se quiser distribuir por aí...


***


Então é isso: envia teu endereço pro meu email que eu vou te enviar um adesivo. A única coisa que tu tem que fazer é fotografar e depois mandar pro Léo pra ele botar no Bahqueteto, beleza?