04 December 2006

E lá vamos nós



Eu jurava que esse filme tinha roteiro do Charlie Kaufman, cheguei a engrenar um papo ontem dizendo que era dele... mas, vai dizer se não parece? Acho que o cara (Kaufman) conseguiu inaugurar um novo gênero de filme, que revela sutilezas e o funcionamento da mente das pessoas dentro da narrativa, de um jeito que mesmo as pirotecnias ficam poéticas (claro que o Gondry se puxa afú também na poesia). Interessante. Enfim, o fato é que esse Stranger Than Fiction é escrito por um tal de escrito Zach Helm e dirigido pelo Marc Foster de Monster Ball (não lembro o nome em português e não vi) e Em Busca da Terra do Nunca (esse bem legal, sobre o cara que escreveu Peter Pan).

O papo aqui é a vida de Harold Crick, um cara que vive seu dia-a-dia solitário até começar a notar que uma voz feminina narra e comanda sua vida dentro da sua cabeça... a questão é que Crick é um personagem de um romance... mas também vive na vida real... ou não... confusão, confusão... parece interessante e não só essa coisinha "o que é real dentro e fora da mente" mas também a estética lembra um pouco coisas como Quero Ser John Malkovich e Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembrança. Vejamos...

***

E ontem eu tava batendo papo com a Paola, uma diretora de comerciais, e ela me chamou a atenção para um fato engraçado... não tinha me dado conta... o roteiro de Adaptação foi indicado ao Oscar no nome do Charlie Kaufman e Donald Kaufman, irmão do Charlie, pessoa que NÃO EXISTE a não ser dentro do filme! Deve ter sido a primeira vez na história do Oscar, o prêmio mais institucional e careta que existe depois de Miss Universo, que um PERSONAGEM é indicado a Oscar de ROTEIRO ADAPTADO. Quanta ironia!