26 December 2006

Ela dança, eu danço



Aos 44 minutos do segundo tempo (com descontos, uma vez que estou no plantão da agência essa semana), me chega um dos discos do ano nas mãos. Não foi por falta de aviso, porque meu parceiro Renan há horas me mandava emails sobre o Lindstrom. Se eu lesse mais frequentemente a Erika Palomino, já teria me ligado mais.

Mas o assunto aqui não é exatamente o disco do Lindstrom e sim a coletânea que ele e outro parceiro escandinavo colocaram na rua em 2005 (nem deveria ser disco desse ano, mas agora ét). Os outros dois volumes são de "norwegian groove house music", o que deve ser meio que o berço dessa space disco, mas eu nunca ouvi.

Pois essa tal space disco pra mim parece mais uma nova versão de acid house do que propriamente algo só em cima da disco. Estamos falando, sim, de batidas disco, mas no fundo eu diria que é tudo funk - como mostra a capa. Então temos batidas funk, ora retas e bem space disco mesmo (Lindbaek & Lindstrom - Alien in My Pocket), ora quebradas e divertidas (Olav Brekke & Sideshow Jogge - Gul Boss). Tem também ares mais nu skool breaks (Kango's Stein Massiv - Tobakk), umas coisas bem acid a la Hardfloor (Doc L Junior - Sentimeltal Breakdown) e outras que lembram as viagens Echoman do Chicken Lips (Todd Terje - Bodies (Prins Thomas Orgasmatron).

Enfim... música mega-dançante, espacial, viajante, minimalista na medida, com vários pés, cada um deles em um gênero de música eletrônica e frequentemente nos mais interessantes como a acid house e o nu skool breaks (que nem é mais nu skool né...)... vale o conferes.