24 January 2007

Baixo & Batera



Dois micro-documentários massa.

O primeiro, a respeito de um dos samples de bateria mais usados na história da música: Amen Break, uma batida de funk do fim dos anos 60 que forneceu base pra muito hip hop, jungle, breakbeat, etc. Com uma linguagem simples e duração aceitável pra se assistir online (20 min.), o filme acompanha a trajetória de uma fatia rítmica e encaminha a conversa lentamente para a arena "direitos autorais vs. criatividade". Prestenção na linguagem: o diretor/roteirista abre mão das pirotecnias e investe na simples e significativa imagem de um dubplate que traz como única faixa toda a locução do vídeo. Direto ao ponto.





O outro: é sobre o TB 303, lendário sintetizador de baixo da Rolland. Originalmente criado pra ajudar guitarristas misantropos, a caixinha acabou tendo seu uso pervertido e virou fonte dos mais diferentes ruídos grooveados. É, até hoje, ícone máximo da acid house: o som frequências moduladas de forma histérica é a marca registrada de uma época e de um jeito de fazer música. Também rola em 20 minutinhos.

***



Falando em TB, essa música aí é um clássico... uma das melhores músicas que eu já ouvi na vida, acid até o dedão do pé, tirada do álbum TB Ressucitation, um tributo que os alemães do Hardfloor prestaram à maquininha. Se não me engano, todo o disco foi criado a partir de duas TB's 303 e uma bateriazinha Rolland.

***

Vale uma visita ao site do diretor desses documentários, Nate Harrison.

***

(Documentários descobertos no Urbe.)