01 January 2007

Cansei de ser sexy e comprei um teclado de churrascaria



Até onde eu entendi é o seguinte: Javiera Mena, 23 anos, integrante da cena indie chilena e nem aí, distribuindo panfleto pra ganhar a vida. Una horita, resolveu ouvir os pais, que insistiam que ela fizesse faculdade de música e finalmente cedeu, desenvolvendo suas habiliades com harmonia & arranjo, criando um belo disco que tem um pé fincado no pop e outro no mundo indie.

A decisão de entrar na faculdade e o disco que tem ares de Burt Bacharach, Postal Service e Sean Lennon, geraram polêmica no Chile, onde ela recebe elogios rasgados e vaias zombeteiras.

Os elogios têm total fundamento. O disco Esquemas Juveniles (lançado primeiro na Argentina, onde Javiera é ídola) tem uma alquimia bem interessante entre melodias pop, harmonias ricas (ainda q às vezes óbvias) e arranjos que se dividem entre baladas indie a la Olivia Tremor Control (Esquemas Juveniles) e cançonetas pop-eletrônicas que evocam o já citado Postal Service (Al Seguiente Nivel). Também há um inconfundível hit de churrascaria que parece ter sido composto em cima de uma bateria pré-programada de cumbia de um teclado barato (Cuando Hablamos).

As vaias zombeteiras, a meu ver, ficam por conta do eterno nariz torcido indie para as aspirações pop da Javiera. Não deve agradar muita gente o fato da cantora ser citada em alguns sites até como uma suposta aposta de estrela global pop vinda do Chile.

Um provável exagero. Mas quando eu me lembrei do fenômeno Cansei de Ser Sexy e de uma coluna do Lucio Ribeiro falando sobre a Colômbia dando as cartas na marcação de shows internacionais nesse continente... sei não... o mundo tá virado, meu filho... sabe-se lá...

Por via das dúvidas, vai no Australiano Aparece e baixa o álbum da Javiera.

***

PS1

Os fetichitas indies vão curtir o clip colegial de Esquemas Juveniles. A Javiera lembra a Pitty...

PS2

É possível que as letras sejam a melhor coisa escrita nos últimos tempos ou então uma imensa estupidez, mas eu ainda não me detive muito nesse detalhe. Às vezes demoro meses ouvindo a música antes de descobrir as letras de um artista que gosto...