22 January 2007

Mente Walverdes Design



Esse fim de semana vimos de novo Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembrança e A Scanner Darkly. Junte-se a isso a audição do podcast do Buddhist Geek com o Allan Wallace, a notícia de que cientistas descobriram o "mecanismo protéico" que fixa memórias e algumas releituras rápidas do Como Lidar com as Emoções Destrutivas e seria um crime escrever um post sobre tudo isso agora.

Ainda estou digerindo e em breve sai algo.

***

Enquanto isso... dá um pulo no blog dos Walverdes e olha o que eu descobri com algum atraso: fizeram uma versão do nosso clip pra celular e a versão ganhou um prêmio.

***


Spiekermann fala sobre a Helvetica.

Erik Spiekerman, designer, criador de fontes como Meta e Officina, tem um blog (adorei o layout, super simples).

Há uns 5 anos, talvez um pouco mais, ele esteve em Porto Alegre dando uma palestra no Instituto Goethe. Foi muito massa, me marcou especialmente por dois momentos.

Primeiro quando ele mostrou toda a programação visual que o estúdio dele fez pro transporte público de Berlim. Ele ofereceu o serviço de graça pra Prefeitura desde que tivesse liberdade total no trabalho. Não pra loquear, mas pra fazer o trabalho direito sem as implicações políticas tradicionais.

Outro ponto muito interessante foi quando ele falou sobre abrir outras unidades do estúdio, em outras partes do mundo (aí já não lembro se era Meta ainda, de onde ele saiu, ou se era o escritório novo). Ele disse que as “filiais” sempre partiram de relações pessoais de amizade e nunca de necessidades comerciais de estar naquela cidade.

***

Ainda sobre design: tenho frequentado o site do Information Architets, um escritório de design e branding no Japão. Ainda que meio querendo malandrear de vez em quando com um "nós somos os caras" escondido aqui e ali, tem pequenos artigos bem legais a respeito de organização e disseminação de informações. Tudo muito claro e simples, sem grandes voltas conceituais. Como não sou diretamente do meio, agradeço.

Recomendo o texto sobre Simplicidade em Websites e também outro sobre interfaces que eu adorei por uma pequena frase ótima e que diz muito sobre muitas coisas: Interface is the brand.

Apesar de ser redator, sou sempre muito preocupado com a "cara" das campanhas nas quais eu esto envolvido porque não adianta nada, por exemplo, você dizer EU SOU SÉRIO e estar com uma camiseta verde cheia de palmeiras. Muitas vezes a interface, o comportamento, a organização das informações é muito mais discurso que o próprio discurso.