28 March 2007

Informantes do Conector

Esses tempos eu fiz um post falando que costumava visitar meia dúzia de páginas e blogs diariamente pra ir em busca de insights e inspiração. Me dei conta que foi ridículo eu não citá-los e espalhar essas referências, porque referencias têm que ser compartilhadas. Também seguem comentários rápidos sobre o que meu olho procura nesses sites. Obviamente essa lista é orgânica. Há um esqueleto básico que volta e meia ganha adições e subtrações. Claro que fora esses sites, semanalmente eu vivo visitando dezenas de outras localidades. Mas aí vão os mais frequentados do momentum.

1. Trabalho Sujo
Uma das minhas fontes prediletas porque volta e meia o Matias senta e fica numas VIAJÊRA BRABA a respeito de cultura pop e tecnologia. Mas são umas VIAJÊRAS BRABAS que fazem muito sentido pra quem entra na batida e que antecipam muitos movimentos. Fora isso, ainda tem ótimos podcasts e uma marra curiosa temperando tudo.

2. Tiago Dória Weblog
Updates ricos e diários a respeito de tecnologia e uma certa ênfase na tal blogosfera. Mas ao mesmo tempo o foco é um pouco mais amplo, não ficando totalmente perdido dentro do mundo geek. Não tem só referências e notícias jogadas a esmo, mas costuras com um olhar aguçado e particular.

3. Say Whisky
Fotos inspiradoras sem nhenhenhém. Cortesia do André Takeda, que é escritor e diretor de criação de TV branding (ou seja lá como se chama aquilo) na Fox Argentina.

4. El Cabong
A música pra mim é sempre uma porta de entrada para compreender outros mundos. No caso do El Cabong, a cobertura que o Luciano Mattos faz da música baiana pelo viés, ahnm, alternativo, oferece uma janela para a cultura do estado brasileiro que mais exporta cultura pop no país depois do Rio de Janeiro. Ajuda a entender um pouco do Brasil.

5. Urbe
Outro blog de música que acaba trazendo raciocínios interessantes sobre o estado das coisas em geral. Mas não é algo que esteja explícito, é a varredura que eu faço. O Bruno Natal tem uma predileção especial por batidas graves e quebradas, escreve matérias pra americana 8XLTR e está finalizando um documentário sobre dub. Quer mais? Ele trabalhou num docuentário sobre o Chico Buarque e também noutro sobre o Jota Quest. Adoro gente que viaja entre o mainstream e o underground.

6. Autoliniers
Uma das minhas maiores descobertas do ano passado graças ao Takeda. Liniers é um cartunista argentino que consegue ser demente e doce ao mesmo tempo em um espaço tão exíguo quanto uma tira. Me abre os horizontes em momentos de torpor mental.

7. Tzal
O Eduardo Pinheiro é um homem-bomba conceitual: um budista infiltrado na Filosofia da UFRGS. Não sei onde isso vai dar, mas por enquanto dá no Tzal, um blog que consegue alinhar o que a doutrina budista tem de mais profundo com expoentes do pensamento ocidental como Phillip K Dick e Larry David.

8. Quiroga
Eu lia quatro horóscopos por dia. Agora reduzi pra dois (porque os outros dois me aterrorizavam) e o que acho mais inspirador é o do Quiroga.

9. Informations Architets
Tava faltando uns sites gringos pra dar mais chinfra nessa lista. Então aqui vai o primeiro: o blog do Information Architets, uma agência de design japonesa que sempte tem uns textinhos interessantes. Nunca é nada muito bombástico, mas eles têm uma visão de simplificar e organizar esse caos de informações atuais que ajuda bastante.

10. Pingmag
Outro site japonês. Gosto do slogan: "The Tokyo Based Magazine about Design and Making Things". Entrevistas, matérias, referências. É uma beleza, dá uma vasculhada.

11. Bitpapo com Sec2o
Além de metralhar referências inovadoras, o Secco inventou esse lance chamado BitPapo, que consiste em ficar chamando os parceiros dele pra conversas filosóficas a respeito de tecnologia e da vida em geral. Alguma coisa boa sempre sai!

***

Bom proveito.