13 November 2007

O Cheiro do Ralo



Eu estava tentando evitar escrever sobre esse filme sem antes procurar ler o livro. Mas também tenho receios do livro estragar a minha primeira impressão do filme, muito embora eu ache que vá aprofundá-la.

Mas é o seguinte.

O Heitor Dhalia, diretor, veio aqui na agência contar a experiência dele na transição de redator publicitário pra diretor. Figura cativante e inspiradora, um cara bastante focado. Ele contou vários detalhes a respeito da produção do Cheiro, mas o que me ficou foi essa vibe de quem aparentemente sabe o que quer, que vai atrás das ferramentas necessárias para fazer a coisa acontecer. De minha parte, meio caótico nos meus projetos, rolou uma certa inveja desse aspecto. Sempre rola. Mas também fiquei bastante a fim de ver o filme.

Primeiro ponto: eu pensava que seria um filme pura estilêra. Porque o Heitor Dhalia falou um pouco das referências, do trabalho de figurino, da fotografia, da decisão de trabalhar com câmera parada.

Primeira surpresa: a estilêra de fato está lá. É um filme lindo e decisões estéticas absolutamente contemporâneas, totalmente ligado à esse incomentável momento de renascença da São Paulo classe média baixa dos anos 70. Está tudo lá. Eu não tenho argumentos pra lhe dar quanto a isso, mas se você prestar atençõ um pouco, vai ver que SP 70 está tomando conta do jet set. Uma hora vai verter pra baixo - e a profusão de camisetas com kombi até na Renner dá uma certa idéia do que ainda vamos presenciar. Mas a questão é que a estilêra está a serviço. E a serviço a estilêra funciona muito melhor.

Segundo ponto: lourenço mutarelli é um autor dado a lidar com o que o ser humano tem de mais escondido. Mesmo que eu não conheça toda obra dele, o que já li deixa bem claro qual é a sua área de atuação.

Segunda surpresa: Cheiro é um filme absolutamente humanista justamente por esse aspecto. Não sei se era a intenção do pessoal. Mas tenho certeza que o viés ácido e corrosivo da história e do personagem são só uma camada superficial que, tivesse eu dez anos a menos, iria me agarrar com todo a força do meu niilismo juvenil, hoje equilibrado por duas luzes específicas na minha vida. Não é fácil determinar o que mais há de camadas, mas também não precisa ser um gênio da psicanálise pra enxergar no Lourenço do filme a fragilidade básica encontrada em qualquer - em qualquer MESMO - ser humano. É desse humanismo que eu estou falando, não do panfletário, mas do que se revela justamente pela exposição de um esgoto que parece particular mas que é compartilhado em algum grau por todos nós. Eu realmente acho que o filme fala de todos nós.

Talvez seja mais difícil para as mulheres se enxergar ali, pois Cheiro é um domínio de conflitos mais tradicionalmente masculinos: a ausência de uma figura paterna que se converte em presença fantasmagórica; o reino macho-man de coleção & classificação de COISAS como apoio para a vida sentimental; o desafio de confundir o amar e ser amado como uma ameaça a uma existência mimada, murada pelas coisas e pelos fantasmas.

***

Não é que a vida é dura. É que o fato da gente achar que ela devesse ser mole é uma senhora distorção.

***

Enfim. Tem muitos outros aspectos interessantes em resenhas. Isso foi o que eu vi.

É um filme que rende. É um filme que fermenta. É um filme muito bonito. Em vários aspectos. Eu espero que você goste.