06 November 2007

Tá faltando dinheiro na Virgin Australia...



Certo que isso ia acontecer uma hora: uma agência australiana usou uma foto do Flickr de uma mina americana num anúncio da Virgin Mobile. A família da garota está processando a Virgin por danos morais - a chamada da peça meio que detona a guria. Diz "Dump your pen friend", algo como "dê um pé na bunda da sua amiga pen". O que vem a ser 'pen' eu não sei, se tem a ver com pen drive, enfim... se alguém souber, me diz.

O fato é que a Virgin não pode ser processada por uso indevido de imagem - pegar sem pedir, já que a licença que a garota escolheu pra disponibilizar sua foto no Flickr é uma licença Creative Commons que permite todo tipo de uso, inclusive o comercial, desde que seja creditado. No caso, o crédito é a url do Flickr da menina lá embaixo no pôster.




Há alguns meses eu estava trabalhando num projeto justamente sobre isso: uso de Creative Commons para publicidade. E na mesa discutindo com o pessoal, chegamos à conclusão de que o dia que alguns anunciantes mais mal intencionados descobrirem isso, vão adorar ir ao supermercado e pegar um monte de imagem de graça...

Primeiro pensamento: as pessoas realmente precisam tomar cuidado com o que licensiam. Eu sou rei de sair clicando "SIM" em tudo que é formulário por mera preguiça de ler.

O que nos levam ao segundo pensamento: é realmente LAMENTÁVEL que uma grande empresa como a Virgin Mobile se esconda atrás de uma licença Creative Commons quando vai ganhar RIOS de dinheiro utilizando imagens como essa. E que tenha tido a preguiça de escrever um mísero email com um contrato padrão de liberação de imagem por alguns dólares a mais no orçamento.

Vai dizer... precisa juiz pra isso?

***

Aqui tem uma breve visão legal da coisa.

E aqui tem o grupo de discussão do Flickr.

***

Dica da Lise Bing.