20 November 2007

Um pedaço de pensamento



Tem um conhecido que está trabalhando num TCC a respeito dessa mudançazada toda no mercado de comunicação: erosão de audiência, dispersão de verba entre diferentes veículos, multiplicação de canais de distribuição de conteúdo, etc e tal.

Trocando uma idéia por email, me caiu uma ficha que eu não tinha visto em nenhum outro lugar, que é a questão do aumento dos investimentos em mídia online. É pauta sendo constantemente revisitada, geralmente citando a Unilever (o maior anunciante do mundo) e seu aumento de investimentos online como tendência dominante.

De fato, os investientos online vão crescer cada vez mais (mais lentamente por aqui, mais acelerado no primeiro mundo). Mas o que me parece que nunca é muito sublinhado é que esse aumento não vem especificamente de compra de espaço publicitário: banners, superbannes, patrocínios, etc, etc, etc. Sempre que eu leio essas matérias, tenho a impressão de que falta sublinhar que o grande incremento nos investimentos online virão da complexidade dos projetos e não do aumento de compra de espaço. Cada vez mais vai se investir em criação e gerenciamento de redes sociais e ambientes de troca de conteúdo. São coisas que exigem maiores investimentos porque demandam também tecnologia mais complexa, gerenciamento mais complexo, um acompanhamento e um envolvimento mais profundos. É daí que vem o crescimento.

Agora eu tou sem tempo pra postar exemplos... amanhã eu faço isso, ok?