05 December 2007

Psapp


Sabe, na real na real eu não tenho escutado muito música. Então tomo bastante cuidado ou simplesmente aguardo que algo especial chegue. No caso uma amiga andou pela escandinávia nuns festival neofolk mas deixou lá em casa mesmo é um CD-R do Psapp q eu achava ser mó desconhecido mas na real é cheio das músicas em trilhas de seriados.

Enfim. Gostei muito desse The Only Thing I Ever Wanted, veio de certa forma pra ocupar uma saleta na minha mente que tem como habitantes mais constantes a Juana Molina (parceira de selo, o Domino, que pende pra essa pilha) e bem especificamente o Talkie Walkie do Air ou a trilha do Michael Andrews pro Me, You And Everyone Else.



Eu já postei esse vídeo de Tricycle, mas vale de novo... é uma música muito linda, perfeita para coisas como desenhar no chão com a companhia da minha enteada e da minha mulher... e assim um sábado à tarde vira um clip...

Achei na internet umas definições tipo toytronica, por usarem instrumentos de brinquedo na construção da melodia. Não deixa de ser uma boa chamar assim, porque tudo na banda parece cair pra esse lado infantil e bem lúdico, um verniz que não vem de forma alguma isolado se prestarmos atenção em toda essa coisarada em torno do Architetures in Helsinki e do I'm From Barcelona (vou montar uma banda com nome de cidade também, vai chamar Didi em Osório), a explosão de ilustradores na internet, muitos deles com traços também infantis - ainda que nem sempre infantilóides, uns não, outros sim, outrossim... óbvio que a coisa já vinha se armando desde bandas como o Stereolab (q não conheço quase nada, mas saco qualé) e o próprio Belle and Sebastian. Mas os tempos são outros e a "cacofonia minimalista", as melodias altamente pop tecidas a partir do empilhamento delicado de ruídos levemente esquisitos é o que há.

Se você parar pra pensar mais um pouco, vai ver que as cores e a euforia da new rave e também o dance singelo do Hot Chip (que no seu primeiro disco puxa mais pra esse lado), bem como a volta do Ray Ban Wayfarer vão tudo meio q nessa onda... e por aí vai, a gente pode ir associando sem fim...