15 February 2006

Calçados

Trechos do livro "Rebelarse Vende" de Joseph Heath e Andre Potter
Tradução tosca do espanhol.
É um belo livro.


"Setembro de 2003 foi um momento decisivo na história da civilização ocidental. Foi o mês em que a revista Adbusters começou a aceitar pedidos de Black Spot, o tênis 'subversivo' que produziam eles mesmo. A partir desse dia, ninguém com um míniumo de visão seguiu pensando que existia um enfrentamento entre a cultura convencional e a cultura alternativa. A partir desse dia, ficou claro que a rebeldia cultural, como propaga a Adbusters, não ´´e uma ameaça ao sistema, mas é O sistema.

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"Criada em 1989, a Adbusters é um dos símbolos do movimento contracultural. Sua filosofia diz que a propaganda e a mentira converteram a cultura em um gigantesco sistema ideológico desenhado para 'vender o sistema'. O objetivo desses kamikases é atacar a cultura, bloqueá-la."

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"Mas hoje, cinco anos depois, a Adbusters está usando a sua marca para comercializar sua própria linha de tênis. O que houve? Ela se vendeu ao sistema? De forma alguma. É essencial ter isso muito claro e sobretudo entendê-lo. A revista Adbusters não se vendeu, para começar, porque não tem nada o que vender. Nunca teve uma doutrina revolucionária. O que defendia era uma versão sutilmente requentada da teoria contracultural que a esquerda tem levantado como bandeira desde a década de 70. E esta doutrina, longe de ser revolucionária, tem sido um dos motores do capitalismo consumista durante os últimos 40 anos.

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"O editor de Adbusters descreve seu projeto dos tênis como uma revolucionária técnca de marketing que tirará fatias de mercado da Nik. Se funcionar, será um precedente que revolucionará o capitalismo. Mas como exatamente se supões que vai revolucionar o capitalismo? Reebok, Adidas, Puma, Vans e outras companhias tem tentato há decadas tirar fatias de mercado da Nike. Isso se chama competir por espaço no mercado. Isso é capitalismo no seu estado mais puro."

Se a geração dos anos 60 era obcecada pelo significado dos carros, a Geração X parece ter adquirido uma fixação por calçados. Os calçados sempre foram uma parte básica da estética punk, das botas militares e os tênis Converse (o nosso All Star) até as botas DOc Martens e Blundstone. Por isso, o papel de vilão passou do setor de automóveis ao setor dos calçados e acabou nas mãos da Nike. Para os detratores da globalização, a Nike representava a fonte do mal do capitalismo mundial.

Como de hábito, a campanha contra essa empresa teve momentos desastrosos. Durante as famosas revoltas de Seattle em 1999, os manifestantes destroçaram a loja da Nike no centro da cidade, mas as imagens dos ativistas derrubando a chutes a porta de entrada mostravam que vários deles estavam usando a marca que tanto odiavam. Parece redundante dizer que quem considera a Nike a origem de todo o mal não deveria usar esse calçado. Por outro lado, se milhares de jovens se negam a comprar Nike, eles constituem um mercado potencial para o calçado "alternativo". Atentos a esse fenômeno, Vans e Airwalk aproveitaram a deixa da rebeldia chic associada ao tênis básico vulcanizado para vender milhões. Nada de novo. É o mesmo de sempre. E a Adbusters só quer levar uma fatia do bolo."