26 April 2006

Helio Said...

"Legal você dividir o que leu, o que refletiu. E então fiquei pensando se estes autores enunciam algum fator dissipador na disseminação de uma idéia. Pra usar o exemplo do lenço na orelha, não consigo deixar de imaginar que o lenço 1 "inventado" em Londres tenha anos luz de distância dos trilhões de lenços tornados moda pelo efeito globalizador: a idéia se deturpou. Não seria esta deterioração, que poderia ser entendida também como uma simplificação ou banalização, a causadora da reação contracultural? Imagino também que inicialmente, o compartilhamento de uma idéia, aquela fase de alfa (a centelha criativa)pra beta (o apostolado), tenha um efeito de aprimoramento. Mas, a partir de uma massa crítica, o que se observa é mera degeneração."

Isso é um comentário do post CONTINUANDO, lá embaixo.

Pois então... o que eu acho é o seguinte. Essa coisa que chamam de deterioração ou popularização, em 98% dos casos no fundo quer dizer o seguinte: "EU ESTAVA BRINCANDO COM MEUS AMIGUINHOS E AGORA TODO MUNDO QUER ENTRAR NA BRINCADEIRA E NÃO DÁ, É SÓ NÓS". Mas daqui a pouco todo mundo tá na brincadeira e daí perde a graça. É sério, eu acho que é quase sempre isso e não "degradação" ou não sei o quê e sim um sentimento de arranhão na identidade pela relação que os grupos tem com determinadas atividades. Eu conheço bem esse sentimento.