22 August 2006

Voracidade

Pois agora o problema é com as transcrições das músicas.

Eu já tinha notado alguma coisa errada, pois no finde estava atrás da tablatura de Aribag do Radiohead pra tocar... de primeira fui no clássico Olga e tinha esse avisinho antipático dizendo que os advogados de associações de editoras de música tão em cima dos sites de tablaturas.

Aí hoje recebi essa matéria do New York Times que tem o sugestivo título de "Agora a Indústria da Música Quer Que os Guitarristas Parem de Compartilhar" e é bem o sentimento que dá quando vc lê uma notícia dessas... o jeito como a gente consome e se relaciona com a música mudando totalmente, a internet abrindo inúmeras possibilidades interessantes e as editoras e gravadoras apenas preocupadas com o seu quinhão, se esquecendo de quanto dinheiro ganham com paixão.

Claro que algumas pessoas tem "um ponto"... na matéria um usuário de um serviço online de tablaturas diz que seria bom você pagar uma quantia tipo 99 centavos por uma transcrição de música e recebê-la bem feita e acurada... porque, de fato, existe muito lixo.

Mas precisa haver a opção... se você quer pagar e ter tudo certinho, que pague.. mas é insanidade, mais uma vez, tentar barrar grupos e comunidades de pessoas que trocam informação de música pela internet, pessoas que não ganham nenhum dinheiro com isso e que só fazem com que o negóco da música se perpetue... claro que estamos numa encruzilhada onde muita gente não sabe como vai ganhar dinheiro daqui pra frente. Mas são características dos nossos tempos, existem muitas possibilidades em aberto. Se fechar assim dessa maneira é mais do que antipático, é extremamente burro.

Afinal, alguém aí teve alguma dificuldade de baixar mp3 com o fechamento e legalização do Napster? Parece que essa gente nunca ouviu aquela clássica frase "se você não pode combatê-los, junte-se a eles".