28 December 2006

Conector é ecomomia!

Nos últimos 20 dias passei enfurnado em um grande trabalho na agência que envolveu estudos a respeito dos movimentos de consumo no varejo no RS, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. E numa das reuniões se falou muito sobre como está circulando menos dinheiro no Rio Grande do Sul, especialmente... crise na agropecuária, problemas estruturais, aquela coisa, enquanto que em São Paulo rola o maior festerê por causa de uma produção animal de cana que derrama dinheiro por tudo quanto é lado - o que explica o crescimento considerável de redes de lojas como Casas Bahia e Ponto Frio em todo o interior de São Paulo enquanto que no RS essas lojas só fecham... tem outras que abrem, mas aí é outro papo.

Pra ajudar, Yeda, a nossa nova governadora, anunciou essa semana algo que já vinha sendo esperado: um pacote de aumento de ICMS, impostos sobre mercadorias e serviços. Acho que cigarros, cerveja e refri são os principais afetados. Impopular por si só, o pacote também vai contra o que ela mesma pregou durante sua campanha. As entidades de indústria e comércio obviamente surtaram.

Onde eu quero chegar com isso? Que não é pra menos que ouvi em 2006 promotores de festas reclamando que "o pessoal não tem grana", "não quer pagar pra fazer festa". Ouvi isso não só de indies, mas de produtores de graaandes festas onde vai gente com muuuita grana.

Isso não é um fato isolado. Por todos os lados que eu tenho contato (indústria, comércio, serviços) só se fala em redução de investimentos e em menos circulação de investimentos. E se existe menos dinheiro circulando em nível macro, óbvio que a indústria do entretenimento acaba sendo afetada de alguma forma, especialmente nos grandes centros e na classe média, onde a noção de cultura ainda envolve estruturas mais formais.

Podemos esperar então um 2007 meio que de vacas magras no sul. Embora bandas e festas não faltem por aqui, os bares e casas pra shows estão cada vez mais toscos e com pouca estrutura. Um pouco acho que é da cultura gaudéria que acha que qualquer coisa mais bem feita é coisa de viado ou de playboy ou de capitalista (experimente abrir um CB aqui ou uma Funhouse pra ver o que acontece...). Mas um pouco é disso tudo que eu falei: tem menos dinheiro circulando nos pampas. Talvez isso esteja começando lá na ponta, na crise da agropecuária. Mas acaba pegando todo mundo.

Se alguém tiver algo a contribuir, pode adicionar... pq não é uma coisa que eu domine...