13 December 2006

Pintxos

Pois que apesar de estar conseguindo postar quase diariamente, a vida está corrida. Entonces, posts menos elaborados.

***

Por exemplo, agora tenho 5 minutos para matar tempo antes de uma reunião, então vou explicar que diabos é Pintxos. Eu tenho usado para posts assim, cheios de pequenos assuntelos. Eu escrevi errado antes. Não é Pinxos. É Pintxos.

***

Pintxos são a versão barceloneta dos "tapas" espanhóis. Comida pra "pinçar" com os dedos enquanto se toma una cerveza. Qualquer coisa que se "pince" com o indicador e o dedo médio. As variações e misturas são muitas: queijos, peixes, carnes, legumes, tudo que possa ser picado e empilhado.

O nome "tapas" tem uma orgiem legal. Os espanhóis nas antigas costumavam "tapar" os copos de bebida com um pão pra não entrar mosca e daí começavam a empilhar queijo ou azeitonas ou tomate em cima... nasciam os tapas... quando a galera está sentada tipo happy hour, bebendo alguma coisa e comendo um trequinho, se diz que estan a tapeo.


***

Mas vamos aos Pintxos de hoje.

***

Pequena felicidade cotidiana: descobrir um novo blog do seu cartunista predileto. Obviamente estou falando do Liniers.

***

Na verdade eu saí pra reunião e agora voltei. Há mentira neste post, portanto.

***

Li em algum lugar que tem um troço novo, novidade em cima do You Tube: escolher e postar um trecho de um vídeo. Nem sempre o amigo quer postar um vídeo todo.. então esse treco permite que o cidadão selecione um trecho de um vídeo no You Tube e poste somente o trecho escolhido nesse site novo.

Procurem na Wired.

***

De uns tempos pra cá, ando vendo muita notícia sobre o Second Life. A DM9DDB fez uma versão da sua festa de final de ano dentro do lance. A Reuters montou um escritório lá dentro, a IBM vai usar pra fazer cursos à distância... isso meio que me fez rir e lembrar de quando começou o lance de computadores e havia aquelas especulações tipo "Poderemos colocar computadores em salas de aula onde não há professor"... conference-call no Second Life? Ha ha ha... se bem que eu não deveria rir... sabe-se lá...

***

Esses dias eu abri uma conta no Second Life (Conector Grabeski o nome da figura) e dei uma passeada lá dentro por meia hora. É, de fato, hipnotizante. Andei por lugares silenciosos e pouco povoados. Não soube fazer as coisas direito. Não voltei mais... é um lance que demanda tempo e dedicação, como jogar videogame... mas, sem dúvida.. se me pagassem eu passava um bom tempo diário lá pra pesquisar, alguma coisa vai sair dali. Já tem um monte de gente fazendo dinheiro e já está aparecendo uma nova subcultura... coisa de americano, claro. Acho que no Brasil isso vai se manifestar de um jeito diferente, talvez não tão radical quanto nos EUA.

***

Li também que o cara que criou o Sim City está trabalhando em um novo jogo chamado Esporos. Tu começa com espaço vazio e vai calibrando as condições de vida até surgirem organismos unicelulares... e vai fazendo tuas controladorias pra fomentar a evolução.

Tu vê.