09 January 2007

Mosquitarelli 2



Esse vídeo que eu postei esses dias foi criado aqui na agência pelo Vinicius Malinoski e pelo Diego Worthman pra Secretaria da Saúde. Pois é, veja só: um vídeo para funcionar como viral para o Governo do Estado. Foi a primeira ação viral de um governo no Brasil e quiçá no mundo. Mas, enfim. Como todo viral, não se sabia exatamente no que ia dar quando foi criado, mas a coisa começou a tomar boas proporções. No último fim de semana, o número de acessos dobrou e começou a crescer numa base de 30 mil por dia. Hoje tava em quase 300 mil.

***

A Cicarelli ajudou a espalhar esse vídeo reaquecendo o assunto da praia. Melhor que a encomenda pra agência e pro Governo do Estado. Esse assunto de combate à dengue é tão chato e os comerciais geralmente são tão sem graça... foi legal o pessoal ter criado algo tão diferente pro Governo, um cliente geralmente mais conservador, e pra um assunto tão maçante. Saca aqueles vídeos "Esvazie os pneus... coloque terra nos vasos..."

***

E eu achava que a celebridade sem noção dos últimos tempos era o marido da Suzana Vieira, que foi pego espancando uma prostituta num motel com o carro da atriz e ainda assim não queria aceitar o divórcio... mas, vamos combinar, tirar do ar o site mais popular da internet nos últimos anos foi a coisa mais joselítica que eu vi recentemente. Parabéns ao relações públicas dela! Se tivesse sido criada meticulosamente uma campanha para estragar a imagem dela, não teria sido algo tão eficiente.

***

Dá uma olhada no site Boicote a Cicarelli. Tem dicas de como burlar o bloqueio ao You Tube.

***

Percebam que a Cicarelli que bloqueia o You Tube é apresentadora da MTV, a emissora que criou um You Tube próprio (MTV Overdrive) pra tentar manter a uma audiência que migra cada vez mais dos meios convencionais para os meios digitais. Doce ironia.


***

Isso tudo me lembra um editorial do Ricardo Alexandre numa Bizz do ano passado onde ele fala que artista brasileiro não sabe jogar o jogo pop, entrar na brincadeira... porque artista vive de imagem, vive desse tipo de coisa. Era de saber usar a seu favor, brincar com isso e não ficar dando uma de Maria Madalena... quis dar discursinho no VMB...

Eu falei "artista" mas nem isso a Cicarelli é. Ela é ex-modelo, apresentadora, a clássica "celebridade" que vive única exclusivamente da sua IMAGEM. Ela não tem uma arte pela qual se expressa, a IMAGEM dela, aquele corpo e tudo mais são o patrimônio dela, é o que sustenta ela. Então ela deveria cuidar da IMAGEM dela. Não é uma questão de hipocrisia, mas de cuidado com o seu sustento e o seu trabalho, por mais superficial que ele seja.

Um artista, se quiser, pode aparecer com algas no calção dando pra alguém na praia, porque o que interessa dele é a obra e não o que ele faz fora da obra - embora isso apimente a obra, traga contexto e brindes extra, especialmente no caso dos artistas pop. Nesse caso, existem até mesmo aparições forjadas especificamente pra dar uma apimentada na carreira insone de artistas palha (Britney) ou então gente que investe em situações trash porque ISSO é a sua carreira (Paris Hilton). Mas até mesmo isso pode ser classificado de mais profissionalismo do que a Cicarelli.

***

Bem que a Cicarelli poderia fazer um reposicionamento de imagem e começar a fazer aparições em outras praias do mundo... depois abria uma agência de viagens...

***

"Plataformas abertas - como YouTube, MySpace, Blogger e Facebook - oferecem muitas oportunidades de se expressar livremente, conectar com pessoas, criar arte e promover discussões políticas, e não devem ser ameaçados por censura - especialmente para proteger os direitos de uma modelo boba que deveria ter mais noção - ainda mais porque o vídeo já está em toda a Internet." diz o colunista de tecnologia Mitch Wagner segundo uma matéria do Terra.