08 February 2007

Jonze

"Publicidade não é arte, mas fica mais interessante quando se aproxima da arte". Palavras de Marcello Serpa, um dos melhores diretores de arte e publicitários desse país. Me lembrei delas quando recebi um email com esse link mostrando os 5 melhores comerciais do Spike Jonze.

O cara é um artista e quando coloca a visão dele a serviço de marcas como Adidas deixa o intervalitcho comercial mais agradável, dá um sentido um pouco mais decente à nossa (dos publicitários) vida de comércio e consumo. Não é todo mundo que consegue (e pode) fazer isso. Não é sempre que dá. Mas se dá, tanto melhor, eu acho.

Meus dois prediletos dessa safra:



Esse comercial é uma doença por vários aspectos. Não é só a loucurinha por si só, mas o fato dessa visão indie-lúdica ser usada pra vender um tênis com cara de tênis de corrida. Tipo, faria um pouco mais de sentido que fosse usado pra vender essas reedições de tênis antigos. Então tem um estranhamento extra, saca? Claro que o slogan "Impossible is nothing" parece abrir portas pra estilêra vazia e a viajêra liberada. Mas me parece haver aqui alguma coerência. Não sei bem qualé, mas juro que acho que tem. Americanos.

Duas cerejas no bolo: a referência ao meio andar do Quero Ser John Malkovich e a excelente trilha, que fez o filme ganhar o prêmio de Melhor Uso de Música no Festival de Cannes de 2005.



Acho genial esse filme. A idéia em si já é maravilhosa: pra que se apegar com tanto sentimentalismo a objetos? Tudo bem que o objetivo é vender uma luminária nova. Mas o cara que aparece é tão direto que vale o recado. E tem mais: um filme com direção limpa, sem arroubos nem invencionices, direção a serviço da essência do roteiro e não o contrário!

Os outros filmes na lista são o Y2K Jogger(no qual um cara sai pra fazer a corrida matinal no meio do caos causado pelo bug do milênio), outro do Budy Lee Dungarees (uma bobagem) e o Pardon Our Dust da Gap, o mais puro estilo Jackass pra vender reinauguração de uma loja. Idéia meio palha (detesto revoltas populares em comerciais), execução massa!

***

Uma curiosidade: eu não sabia que esse filme era do Spike Jonze. Descobri esses tempos. Mostra o Andre Agassi e o Pete Sampras disputando uma partida no meio de um cruzamento em NY.