27 March 2007

Não tem nenhum Wally Escondido




-----Mensagem original-----
De: Will [mailto:will@wonkavision.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 21 de março de 2007 17:44
Para: Mini
Cc: Gustavo Mini
Assunto: Snack Culture

Oi Mini:

O conector começou a me incomodar (de um jeito bom).

Comprei a Wired hoje, mas ainda não tive tempo de ler. Li apenas o que tinha no site. Mas fiquei pensando ontem sobre o assunto: Snack Culture e LowRes.

Me dei conta de algo, que ainda não sei se foi comentado.

Gostei da tua definição sobre beijo na boca em festas, e aquilo me fez pensar nos relacionamentos de hoje, principalmente, pelo MSN.

Não sei quanto a ti, mas conheço várias pessoas que colecionam Snack Friends pelo MSN.

São pessoas que nunca se encontraram em carne e osso, e tudo que se sabe e se aprecia sobre esta pessoa é o interesse comum em um determinado nicho.

Como exemplo, pegue esta menina de 18 anos que conheci (online, obviamente) por causa da Wonkavision. Ela faz propaganda da banda para vários consumidores de música em outros países, "snack amigos" dela. A maioria desse pessoal ela conhece pela lista de outra banda favorita dela. E são pessoas que ele conversa diariamente, do outro lado do mundo. Outro dia, esta mesma menina aparece com outro nick no MSN, e eu a chamo por este nick. E então ela me diz: Ah, é estranho tu me chamar desse nome. Eu perguntei pq. Ela disse que esse é o nome dela num jogo on-line, o qual ela joga "semi-profissionalmente". E que naturalmente, só os "snack amigos" dela, que ela pseudo-conhece através do jogo, chamam ela desse jeito.

Ou seja, tem gente segmentando até sua personalidade em pequenos snacks para agradar snack buddies. É muito prático, tu nem precisa mais conhecer uma pessoa inteira? Pra que? Se tu pode usufruir apenas do que te apetece.

Indo um pouco além, isso cruza com a vida LowRes. Pense bem, relacionamentos assim tão superficiais são totalmente LowRes.

Não tem detalhe.
Não tem profundidade.
Não tem como dar zoom, porque é totalmente (usando o buzzword geek) WYSIG (what you see is what you get).

Não tem nenhum Wally escondido.

Tenho pensado no meu uso do MSN, e hoje resolvi desligar. Eu tenho snack buddies.
Pessoas que eu não convidaria normalmente pra sair, ou vir na minha casa, mas que falo com muito mais frequência do que meus amigos do tempo do colégio. Sei muito pouco sobre eles, mas sei que posso contar com a "snack amizade" para falar coisas sobre aquele determinado assunto, embalado num pacote single-serving.

Bah, que deprê.

O lado bom disso é que tu nunca se sente sozinho, ao menos de modo superficial.

Solidão low-res.

Vai saber.

Me nego a falar disso contigo on-line. (e agora tu sabe o porquê)
Vamos marcar um almoço.

Abraço,
Will
will@wonkavision.com.br
www.wonkavision.com.br