18 June 2007

We would like to PLAY



Photosynth é o nome da criança. Se não quiser ver o vídeo de dez minutos (MAS VEJA!!!), vou resumir: basicamente é um sofwtare que permite visualização, classificação e manipulação de quantidades BRUTAIS de dados visuais navegando de forma ridiculamente lúdica e simples. Ele usa o sistema de tags pra agrupar zilhões de fotos de um assunto sob uma forma 3D, por exemplo. Tem que ver pra entender.

***

Mas o fato que eu quero chamar a atenção aqui é que fica claro mais uma vez que a maior parte das inovações hoje vem classificar e facilitar (ou tornar mais lúidico) nosso acesso e manipulação de informação.

***

Você pega coisas como o Surface ou mesmo a maneira de jogar o Wii e é a mesma coisa, manipulaçao mais lúdica, menos estática. Mas com um insight além, que não é meu, eu roubei da minha namorada: está voltando uma ênfase à manipulação de fato, manipulação com MÃOS, uma espécie de libertação do mouse ou dos teclados. Os pobres dedos já estão cansados, que a mão volte a fazer um poucomais do trabalho.

Falando em Wii, vamos ver de novo o comercial de lançamento que eu acho sensacional... aqueles dois japinhas no Smart andando pra lá e pra cá... diz muito.