15 August 2007

Dança do Siri, o maior viral do Brasil?



É a minha tese do momento. Não tenho muitos dados pra provar, a não ser as 443.000 citações no Google. Só pra vc ter uma idéia, Cicarelli praia dá 263.000 citações. Em termos de You Tube, a dança do siri tem mais de 2000 vídeos postados, enquanto que, digamos, o Tapa na Pantera tem 973 e Cicarelli na praia tem 283. Faça seus testes, mas a questão aqui não são números: há quanto tempo você não via uma coisa dessas se espalhar dessa forma?

Duas perguntas rondam o meio publicitário ultimamente. Na cabeça do pessoal mais old school, a questão é "quando teremos de novo aquelas campanhas memoráveis como 'o primeiro sutiã'"? Na cabeça da galera mais nova, a pergunta é "como fazer pra minha idéia pegou como pegou o tapa na pantera?"




As duas perguntas precisam enfrentar uma realidade complicada: hoje em dia tudo é mais difícil de se tornar memorável. O mundo está saturado de tudo. Existe mais filmes, mais música, mais formatos, mais canais de acesso, mais produtos, mais tecnologia disponível pra executar e distribuir. Meu, olha a quantidade absurda de fotos que as pessoas estão tirando porque não precisam mais se preocupar quando faltam 4 poses do filme da máquina... ok?

Num cenário desses, porque é que a Dança do Siri se destaca? Bom, primeiro porque ela é muito boa, quebra total qualquer lógica de dança que já tenha sido inventada, incluindo aí outras danças bizarras como a Dança dos Famosos.

Segundo porque ela tem estirpe: mesmo que não intencionalmente, acredito que a Dança do Siri descenda diretamente de uma linhagem que passou com força através do Silly Walk do Monthy Pyton. Num contexto histórico, tudo faz sentido.

Terceiro porque ela é democrática: excetuando-se alguma dificuldade física, qualquer um pode fazer a dança do siri, gravar seu vídeo sem grandes dificuldades. Pra efeito de comparação, pegue o pagode ou funk carioca. Por mais populares que sejam, ainda esbarram no apartheid rítmico que impede gente sem ritmo de dançar. A Dança do Siri não. Tudo que ela pede é uma certa falta de noção, o que está fartamente disponível em qualquer festa sob a forma de cerveja.



Quarto porque ela tem a essência do Brasil: é totalmente à prova de se tornar cool. O Tapa na Pantera tem um lado cool, uma estética meio anos 70 que é moda hoje. Mas não existe como uma pessoa posar de cool fazendo a Dança do Siri e essa total abertura e entrega é parte do zetgeist brasileiro - Didi Mocó que o diga.

Quinto, e talvez o mais importante: o Silvio e o Vesgo trabalham duro. Diferente do que muita gente pensa, uma mensagem não se viraliza apenas por si própria. Exige um impulso inicial muito específico e forte. Na falta de especificidade, que venha a força. O Silvio e o Vesgo são totalmente incansáveis. Olha agora a perseguição ao Galvão Bueno. Eles estão dispostos a apanhar ou a serem atropelados, processados, seja lá o que for, pra fazer o Galvão Bueno dançar a Dança do Siri. Quem é capaz desse nível de comprometimento?

Sexto. A Dança do Siri toma de assalto veículos de massa. Seja oficialmente, através do programa na TV ou na rede de rádios, a Dança do Siri ainda marca presença no noticiário de outros veículos com suas perseguições bizarras.

Enfim. A tese está colocada. Seguirei informando vocês de mais algum maravilhoso insight. Contribua nos comentários.