26 September 2007

Patchwork 1

"O que chamamos de inspiração tem muito a ver com conseguir estranhar a vida por um instante - não mais reconhecê-la e, apavorado, ter de lidar com isso. Escrevo porque a literatura é minha maneira de expressar esse estranhamento."

"A categoria popular é muito pouco precisa em termos sociológicos e pressupõe uma homogeneidade que está longe de ser comprovada nos estudos existentes sobre camponeses, operários, camadas médias baixas ou outros segmentos e setores que pudessem ser incluídos nessa classificação. Da mesma forma, falar em elite pressupõe um monolitismo nas camadas mais altas da sociedade que poderia colocar na mesma categoria grandes proprietários rurais, alta burguesia, oficiais generais, setores da intelligentzia, administradores, etc. (...) A oposição elite X povo em termos de cultura é muito vaga e pouco precisa".

"É o elemento Jack Bauer da história, ao que parece - o glamour visual é tão convincente que faz com que o espectador aceite a verdade do sujeito que faz o outro sofrer pra arrancar uma verdade - e isso parece normal e certo."


foto daqui

"Um dia, quando um cantor chique fizer uma versão, todo mundo vai achar bacana... Mas é preciso tempo: o popular muito popular só se torna elogiável quando sua popularidade é coisa do passado, não é mesmo?"

"The way they relate to the outside world; observing it, analyzing it, dissecting it and then reconstructing and finally returning their spin on it is nothing short of unique."



foto daqui

"Hoje (ontem) vi nos camelôs da 25 de março o DVD pirata de Tropa de Elite 2. Nao comprei, mas descobri que trata-se de um documentário sobre as favelas do Rio feito em 1999 - seria isso mesmo? Também já vi lá o DVD Procurando Nemo 2 (que a Disney nunca cogitou em lançar) e brinquedos Toy Story 3, cuja produçao nem começou e deve ser pra 2010! É muita criatividade!"

foto daqui

"Um clima de "começou a fase 2" que aos poucos começa a contaminar o povo (Bonde e Cansei é só o começo).
Vamo prestar atenção."