28 September 2007

Não bastasse a China no Tibet



Não sei o quanto vc sabe, mas está acontecendo um levante popular em Burma/Mianmar, um país próximo da China e da Tailândia. Os monges budistas são uma força política e espiritual importante no país e essa semana lideraram um levante contra a opressão do governo militar após um aumento na gasolina que afetou especialmente a população mais pobre.

O grande problema é que há pouca informação do que está acontecendo, o número de mortos, está tudo meio nebuloso, o acesso à internet foi cortado. Você pode ler a história em português aqui ou em inglês (mais completo) aqui.

A princípio eu fiquei meio com um pé atrás de monges liderando protestos políticos. Nunca se sabe, daqui do outro lado do mundo, quando são monges com intenções puras ou monges meio loucos. Sempre aparecem uns loucos por aí. Mas o Dalai Lama está apoiando os monges de Burma, então eu confio.

Se você quiser dar uma ajudinha básica, basta ir nesse site e assinar uma petição com seu email pedindo intervenção internacional em Burma.

Bom fim de semana.