07 November 2007

Comunicação Básica 2



Desde que fiz o post Comunicação Básica venho prestando atenção nessas coisas - formas peculiares de comunicação entre cartazes e pessoas. É uma arte, muitas vezes totalmente vernacular, que guarda raciocínios preciosos. Em alguns casos, preciosos por uma visão aguçada, em outros por falta de noção.

Esse é de uma lanchonete em Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul. Extremamente simpático, mas eu fiquei achando ele muito dúbio. Pensa só: por que eu vou me preocupar em jogar o papel no lixo se o cartaz indica que um robozinho vai fazer o trabalho? Tem uma outra leitura, que pode ser ainda mais contraproducente: ele está me chamando de robô? Quer que eu seja um mero instrumento do sistema, que joga papéis no lixo? É pra isso que vivemos?

Grandes questões existenciais são levantadas por cartazes informativos...