06 December 2007

O Brasil é uma novela


Na época da Copa, estava na casa de um amigo (sempre ele) que me delineou sua teoria a respeito da troca de carinhos e mensagens domésticas entre a Fátima Bernardes e o William Bonner, ela lá e ele aqui: como brasileiro adora novela, a Globo tinha arrumado uma espécie de trama familiar no Jornal Nacional, onde todo mundo podia acompanha diariamente como andava a vida do Bonner e da Bernardes (B&B) como quem acompanha o casal da novela das oito, digo, das nove. Achei perfeito, fecho total na teoria. Só não acredito que seja totalmente proposital, que tenha roteiro e tudo mais... mas acredito total que tenha sido induzido para manter acesa a paixão do brasileiro por novela: ela já começava ali no Jornal Nacional e ainda tinha sua extensão no ambiente natural de continuidade das novelas, toda a imprensa de celebridades.

(O que me faz pensar outra coisa: a novela sempre foi multi-plataforma.)

Outro bom exemplo de novela foi o caso em torno da Mônica Velloso e o Renan Calheiros, que ainda estamos acompanhando, com seus desfechos patéticos: Mônica vendendo pouca Playboy, Renan se safando com a lei e com a mulher... depois a gente olha a novela das oito, digo, das nova e fala "ah, isso só acontece em novela". De fato, na vida real acontece coisa bem pior.

A última e mais complexa novela em termos de multi-plataforma & metalinguagem é o blog do Aguinaldo Silva (não deixem de ler, não deixem de ler). Não sei se vocês sabem, mas o cara anda causando desde que virou blogueiro e começou a postar feito um emo. Xingamentos nos comentários, ameaças de morte, surtinho com direito a tentativa frustrada fuga pra outro país... está tudo lá....

Também há quem diga que é armação da Globo pra aumentar a audiência de uma novela que começou capenga (é sempre a mesma discussão no início das novelas...), mas eu sou meio poliana e continuo acreditando que isso não é conspiração e nem coincidência: no Brasil toda narrativa pública se estrutura naturalmente sob a forma de novela por uma "tendência natural das coisas", vamos dizer assim. É o jeito como as coisas andam no nosso país.