07 January 2008

Comunicação Básica 3


A foto acima é de uma fruteira/vendinha na Estrada do Mar no Rio Grande do Sul. Os caras totalmente sintonizados com o novo momento dessa "juventude multiconectada, que lê emails e fala no MSN enquanto ouve iPod ao mesmo tempo em que estuda e assiste à MTV"...


***

Mas o ponto aqui é seguir investigando a singela comunicação entre objetos/locais e seres humanos mediada por cartazetes e adesivos. Vamos, por exemplo, prestar atenção nesse adesivo que está colado sobre um mictório de um banheiro masculino:



Em tese, é para explicar o que a maior parte dos homens sabe: "não precisa procurar botãozinho pra apertar a descarguinha do mictório (o que muito homem não faz mesmo). Assim que você sair de perto uma aguinha surge e faz o trabalho."

O problema é que o desenho parece dizer outra coisa, algo como "o radar do aquaman será disparado automaticamente se você chegar perto e ficar ereto, com as mãos ao lado do corpo". Ou então "emitiremos radiação para limpar seu pulmão" ou ainda "raio x grátis durante o xixi".

Sei lá. De qualquer maneira, esse desenho esquisito acompanhado de um rinoceronte invasor não me parece boa coisa...



Esse adesivo também não ficou muito claro pra mim. Porque ele pede pra puxar o papel "devagar", assim mesmo, com aspas. Geralmente aspas querem indicar um segundo sentido a uma palavra, um indicativo tão poderoso que tem até sinalzinho com os dedos sendo usado.

Mas, afinal: é pra puxar devagar ou papel? Ou "devagar"? E se é pra puxar "devagar" de fato, o que as aspas estão escondendo? Devemos puxar o papel com um certo ar de malícia? Ou então com os ombros curvados e um olhar sarcástico?

Não ficou claro pra mim. Não quis fazer a coisa errada e acabei enxugando as mãos na calça.