19 March 2008

Porto Alegre, um lugar qualquer



Adorei o novo clip da Pública, banda daqui cujo release escrevi ano retrasado. Originalmente, ele surgiu do convite da MTV pra bandas do Brasil todo fazerem vinhetas mostrando suas cidades. Das vinhetas derivou-se o vídeo, que tem como cenário uma série de postais de Porto Alegre vistos a partir do ônibus "double-decker" da Prefeitura que faz a Linha Turística. A maior parte da galera que está no passeio está ligada a alguma banda ou outra atividade independente na cidade. Ou seja, se o ônibus tivesse virado, perderíamos uma parte da tal "cena".

Imagens legais à parte (sou suspeito, adoro essa cidade), o clima de camaradagem é amplificado pela linda canção, uma das minhas preferidas do Polaris.

***

Tem gente nos comentários do YouTube fazendo a conexão Porto Alegre-Inglaterra. Inicialmente, parece um excessivo entusiasmo-anglófilo-juvenil, mas na real não é uma relação tão esquisita já que uma boa parte da nossa cultura urbana é muito influenciada pelo rock inglês. O clip da Pública apenas reflete uma forma de olhar bastante presente por aqui, goste-se ou não... Acho que escrevi uma vez em algum lugar que Pública consegue soar como uma mistura de Nei Lisboa com Stone Roses. E isso é um elogio.