18 January 2007

Impacto



Um dos melhores vídeos que eu já recebi por email. Na real, quando vi não me caiu muito a ficha, mas daí minha namorada veio comentar comigo e a coisa rendeu conversas e raciocínios.

O comercial me remeteu direto a um trecho de um livro (não lembro qual) que falava do impacto que uma pessoa irritada causa em um ambiente. É muito claro isso, todo mundo deve conviver com alguém muito mau humorado. Quando a pessoa está presente, o ambiente todo muda. Fica chato, pesado, tudo é mais difícil. Ou seja, mau humor contagia.

A boa notícia é que o contrário é verdadeiro. Uma pessoa mais leve também causa um certo impacto no ambiente ao seu redor na simples convivência do dia-a-dia.

Isso é tão óbvio que chega a ser ridículo. Mas a gente nunca pensa no impacto que o nosso estado de humor causa no ambiente ao seu redor e como poderia contribuir pra melhorar.

Não que seja fácil, né.

Mas, enfim.

Isso também me lembrou um comentário do Pinheiro, certa vez, a respeito de patrocínio de atividades monásticas. No Brasil não é algo muito comum, mas nos países orientais é parte da cultura você ser "sponsor" de atividades religiosas (às vezes com motivações excusas, claro...).

O ponto do Pinheiro passava por mostrar como seria um bom negócio para o planeta você patrocinar os estudos e práticas de um monge (ou monja) devido ao baixo impacto físico e emocional dele no planeta. É uma pessoa que consome pouco, fala pouco, incomoda pouco! No mínimo, é uma pessoa a menos no tráfego, na fila do banco e que se dedica a estudar & praticar para aumentar o nível de compaixão e sensibilidade na atmosfera. Ainda mais se for um bom monge e depois de um tempo voltar para a vida cotidiana, espalhando o que aprendeu não sob a forma de palestras ou discursos, mas com o seu jeito.

Resumindo: o comercial lá em cima é muito legal. Mas o recado não vale só para crianças.