01 August 2007

Buda, o filme


Ano que vem rola nos cinemas provavelmente o melhor filme a respeito do Buda. A garantia é que o roteiro é baseado num livro do grande mestre zen-vietnamita Thich Nhat Hanh e tem as bençãos do Dalai Lama, que examinou os detalhes da produção. Por exemplo, foi pedido que a equipe de filmagem passasse um tempo em um mosteiro budista para compreender melhor os ensinamentos e saber o que estão filmando.


"Old Path Withe Clouds", o livro base pro filme, nunca foi lançado no Brasil. Mas há 10 anos a pequena editora Bodigaya solicitou os direitos de tradução e comercialização e, mesmo com o assédio de grandes editoras nacionais, os detentores dos direitos internacionais mantiveram sua palavra e destinaram o privilégio de publicação à Bodigaya.


Esse é o Thich Nhat Hanh q eu falei


A Bodigaya é uma editora pequena, sem muitos recursos, e na real esse trabalho está bem além de sua capacidade financeira e estrutural. O Via Zen – Associação Zen Budista do RS, decidiu apoiar o projeto. Devido à minha conexão com o Via Zen, ajudei a escrever um release e estou assinando embaixo dessa iniciativa aqui no blog.

Quem sentir alguma conexão com o budismo ou com esse projeto pode ajudar simplesmente adquirindo exemplares antecipados no site da Editora Bodigaya. A Bodigaya precisa vender 600 exemplares para cobrir o custo de produção da obra.

É isso!